quarta-feira, 21 de maio de 2008

Vanguart para todos!


Mais uma vez a Praça João Pessoa, em Araçatuba, foi palco de momentos sublimes musicalmente falando. Tempos atrás, Lirinha e seu Cordél do Fogo Encantado comandaram instantes de enternescimento dos felizados que puderam conferir sua intensa apresentação.



Algum tempo depois, fruto do louvável projeto Virada Cultural Paulista, uma banda em ascenção no mercado independente dá o ar da graça em Araçatuba. O quinteto cuiabano Vanguart coleciona em sua carreira muitos elogios, tanto de crítica quanto de público. O hit "Semáforo" virou hino em qualquer ambiente underground que se preze.



Confesso que, quando fiquei sabendo do show, tive receio de que uma banda de tal qualidade pudesse se deparar com um público indiferente à seu trabalho. Inevitavelmente muitos ali presentes, no momento da apresentação, não sabiam bulhufas do que iriam ver no palco, mas, felizmente, com destreza de quem parecia saber lidar com todo tipo de platéia, o jovem Hélio Flanders conduziu o show com classe e bom humor.







O ambiente parecia de afronta, principalmente em se tratando de uma banda relativamente nova, o público estava todo sentado, acomodado nos bancos da praça e atento a cada movimento executado no palco. Era possível identificar várias "tribos" - se é que posso dizer assim - no local, desde garotos e garotas com a já característica indumentária "Emo", até famílias com crianças, algodão-doce e tudo o mais...



O clima era propício para o bate-papo entre banda e público, o que muitas vezes é um pesadelo para o artista. Diante disso, Flanders agiu com muita naturalidade, fazendo piada a respeito do baixista Reginaldo Lincoln, que fez o show sentado devido a uma fratura que sofreu no pé, e explicando a origem das letras de várias músicas tocadas, no melhor estilo Storytellings.



As canções eram apresentadas uma a uma - a muitos pela primeira vez - todas bastante aplaudidas. Durante toda a apresentação o tom foi familiar, intimista, até nos momentos mais intensos, como na cavalaria de "Hey Yo Silver". É importante destacar os belos climas de "My Last Days of Romance", "Los Chicos de Ayer" e "First Time I Saw You", momentos memoráveis do show. O encerramento, como não poderia ser diferente, foi com "Semáforo", visivelmente a mais conhecida pelo público que compareceu.



Os que não conheciam o trabalho do Vanguart, no mínimo passaram a respeitar os folk-rockers de Cuiabá. Os que já conheciam, certamente saíram dalí com a certeza de ter visto uma apresentação brilhante de uma banda afiadíssima, com um vocalista carismático, e um leque de composições que ainda trarão muitos frutos. Ao Vanguart, com toda certeza muitos "Semáforos" estão por vir, e seguindo nesse ritmo, o sinal estará sempre verde para vocês. Heeeeeeeey Yooooo Siiiiiiiillllllveeeeeerr!!!



5 comentários:

Anderson Augusto Soares disse...

Antes de vir para Araçatuba, o grupo esteve no Altas Horas (e quando o Serginho perguntou da agenda, eles falaram que estariam na Virada). Confesso que não conhecia a banda, mas pelas duas músicas que tocaram no Altas horas fiquei estimulado pra ir no show... mas não sei porque cargas dágua esqueci-me completamente!

O Interminável no Divã disse...

Fala Dudu...
Parabens pelo blog!

Diego Assunção disse...

Bacana sua cobertura do show, Eduardo. Acho que você deveria mandar pra algum lugar, além do blog.

Eduardo Martinez disse...

Respostas:

Anderson: Procure conhecer o Vanguart, acredito que vai gostar.

Bira: Ow, valew cara, tá sumido heim?

Diego: Acho que já passou muito tempo, mas eu poderia ter pensado nisso antes, valeu.

hélio disse...

ae eduardo! valeu a resenha! fico feliz que o show tenha sido visto dessa maneira. a gente ficou bem contente com a recepção e a prova disso foi a nossa naturalidade. obrigado e abraços.


helio f.