sábado, 2 de agosto de 2008

God Save the Joker

A repercussão do novo filme do Batman (Cavaleiro das Trevas) tem sido enorme desde o seu lançamento, muitos dizem ser a melhor adaptação cinematográfica de super-heróis dos últimos tempos, mas outros apontaram brechas no roteiro e outras lambanças já velhas conhecidas de quem acompanha a carreira do diretor Cristopher Nolan.

Não posso opinar pois ainda não tive a oportunidade de assistir. Justificativa: o cinema mais próximo da minha cidade fica em Araçatuba, e estão fazendo o favor de exibir o filme apenas em versão dublada. Sinceramente, prefiro esperar o DVD. Será que o pessoal do cinema acha que o filme é infantil?

Sou fã confesso do homem-morcego, acompanhei por algum tempo suas sagas nos quadrinhos e sempre gostei muito. No cinema, gosto dos dois do Tim Burton (Batman e Batman, o Retorno) e acho bem ruim os do Joel Schumacher (Batman Eternamente e Batman & Robin). Quanto ao Batman Begins, primeiro do Nolan como diretor, me decepcionei bastante. Parecia que daria certo, bom elenco, boa produção, a idéia de resgatar o início de tudo... mas algo descambou.

Aquele negócio de lutar contra os próprios medos acabou me cheirando filosofia barata, até poderia ter algum aproveitamento na história, mas ficou perdido no filme, totalmente gratuito. Sem contar a sacanagem que fizeram com o Espantalho, quem conhece a história sabe que ele é muito mais do que aquele "pau mandado", como foi caracterizado, e olha que eu gosto muito do Cillian Murphy, o cara que teve a tarefa ingrata de interpretar o vilão. Tomara que tenham consertado a cagada no Cavaleiro da Trevas.

Bom... mas tudo isso foi para dizer que considero o Coringa o vilão mais sensacional de todos os tempos. Estou muito curioso para conferir o Heath Ledger como o palhaço, mas confesso que acho difícil superar o Jack Nicholson (Batman).

Recentemente reencontrei uma revista minha que gosto muito: Coringa: Advogado do Diabo(1997). Sinta o drama da história:

"O Coringa vai ser executado por um crime que talvez não tenha cometido. Somente o Batman pode provar sua inocência, mas... será que ele deve?"




História de Chuck Dixon e arte de Grahan Nolan. Sensacional.

Com tudo isso, estive pensando na possibilidade de um filme só do Coringa, nem acho que essa idéia esteja tão distante, mas a pergunta que fica é: quem interpretaria o palhaço? Heath Ledger morreu. Jack Nicholson não sei se ainda seria uma boa alternativa, afinal ele já é um senhor não? mas quem sabe né...

Se alguém tiver algum palpite, comente. Eu sinceramente ainda não sei em quem votaria, tenho que pensar, mas independente da possibilidade desse filme vir a acontecer, o verdadeiro Coringa pensaria a mesma coisa de qualquer um que ousar interpretá-lo...


4 comentários:

Diego Assunção disse...

Os filmes podem não ser infantis, como Wall-E certamente não o é, mas o público espectador sim.

Quanto aos filmes do Schumacher, peguei "Batman e Robin" pra rever essa semana: pode ser carnavalesco, brega, mas é um filme com personalidade, qualidade que falta e aniquila o trabalho do Nolan - obra que arrota auto-importância.

Eduardo Martinez disse...

O negócio entre os filmes do Schumacher e do Nolan é que os do primeiro não se pode levar muito a sério, isso já os "absolve" de várias coisas, enquanto os do segundo têm aquele ar de "embaixador da verdade", o que faz com que as cobranças aumentem (e com razão).

Mas diz aí, quem seria o novo Coringa pra você?

Diego Assunção disse...

Novo Coringa? Sei lá, pensaria em alguém tão improvável quanto o Schwarzenegger fazendo o Mr. Freeze.

Ou senão, o vilão por excelência: Christopher Lee. De lambuja, poderiam ressuscitar e botar o Peter Cushing como Batman.

Batman feito pela Hammer e dirigido por Terence Fisher - pena que já morreu também.

Talita disse...

É, não assisti ainda, mas tbm acho muito difícil alguém superar o fodão do Nicholson. Esse final de semana fui seca comprar um dvd genérico, cheguei em casa babando no dvd como quem baba em um doce de vó, e o que ocorreu? O DVD era legendado (exigi), mas tava uma merda. Nem consegui assistir. Bem feito pra mim...rs... Saudades de vcs, viu? Bjokas