quinta-feira, 23 de junho de 2016

Dia do Baixista - Top 5

Hoje é dia do baixista. O motivo? aspas do wikipedia: 

"No Brasil, desde 2008, comemora-se também o dia 23 de Junho como "Dia do Baixista", dia da fundação do Fórum ContrabaixoBR, considerado o fórum de contrabaixo mais importante da América Latina e segundo do mundo em quantidade de membros e volume de postagem".


Ou seja, oi?! Enfim, de toda forma foi um pretexto pra eu fazer uma breve listinha dos meus baixistas favoritos. Cabe aqui algumas ressalvas: 

1) Não rolou uma vasta pesquisa no meu backup da memória aqui, logo, posso esquecer de algum.

2) Obviamente é uma lista de baixistas que EU gosto, não uma seleção dos melhores, mais revolucionários ou sei lá o que.

3) Não está em ordem de preferência.         



Simon Gallup (The Cure)




Além do cara ter um puta estilo, ele tem a manha de as vezes fazer o mesmo riff durante 7 minutos de música e o negócio ser foda. Sempre digo que uma das minhas metas como baixista é conseguir fazer riffs hipnotizantes como os desse cara.






Colin Greenwood (Radiohead)




Aquele caso clássico de baixista que fica lá no fundo do palco, do lado da bateria, e vibra ali no seu mundinho particular. Dono de algumas linhas de baixo que são a sustentação de muitos sons do Radiohead, Colin segura as bases de forma brilhante quando a parede de guitarras segue enlouquecendo, o que é bem comum na banda.  






Flea (Red Hot Chili Peppers)




Não tem como fugir. O cara é um monstro. Aclamado por fãs, não fãs, virtuosos, todo mundo.          






Krist Novoselic (Nirvana)




"Ah, é só um desengonçado com o baixo no joelho que toca qualquer nota". Vamo com calma ae, fera. Claro que não tinha construções dificílimas de se executar, nem faria sentido, mas se engana quem acha que não tinha nada ali. Quem escuta com atenção percebe facilmente que no meio da simplicidade tem nuances que deixam claro que Krist era o único cara para estar ali no Nirvana e ser foda como foi.






Humberto Gessinger (Engenheiros do Hawaii)            ME JULGUEM




Sim, Humberto Gessinger. Por mais que ele não tenha tocado apenas baixo na sua carreira, todas as vezes que assumiu as 4 cordas fez bonito. Seja com linhas repletas de notas parecendo uma cavalaria, ou com solos e frases melodicamente bem bonitas.



Um comentário:

Karol Verri disse...

O Flea é genial!
Só acrescentaria o Duff McKagan nessa lista.