Voltando aos gringos, no ano recém-terminado não fui "pego" pelo hype. Sem qualquer tipo de birra, tanto que na lista que fiz de 2007 o Klaxons ocupou o 4º lugar. Em 2008 porém, MGMT e Vampire Weekend não me convenceram, acho as duas bandas até simpáticas, mas nada além disso.
Outro ponto a ser destacado é minha total falta de entendimento sobre a exaltação ao Dear Science do TV on the Radio, acho o álbum anterior deles até bacana, mas esse, que figurou posições de destaque em diversas listas, definitivamente não me desceu.
Deixo menções honrosas ao debut do Little Joy, a grande volta do Oasis, ao dançante Perfect Symmetry do Keane, ao Coldplay e alguns outros que não me recordo agora.
Para terminar devo relembrar o óbvio: listas são totalmente subjetivas, a intenção é provocar o questionamento e a curiosidade mesmo, dito isso, deixe seu comentário. Vamos a lista.

1 - Third - Portishead
Sublime. Esta é a palavra que melhor define esse atentado sonoro do Portishead. Um álbum de classe. A voz de Beth Gibbons continua sexy e cortante capitaneando os pesadelos harmônicos da banda.
Top 3:
Nylon Smile
The RIP
Machine Gun

2 - Only by the Night - Kings of Leon
Nada como mudar para melhor. O southern rock dos primeiros álbuns foi definitivamente trocado por uma sonoridade moderna mas enraizada, empolgante mas profunda, enfim, ouça a voz de bêbado de Caleb Followill e tire suas conclusões.
Top 3:
Sex on Fire
Use Somebody
Manhattan

3 - Dig! Lazarus! Dig - Nick Cave and the Bad Seeds
A influência do garageiro Grinderman é nítida no mais recente trabalho de Cave. Está tudo lá: sacanagem, surrealismo, experimentalismo e aquela mesma voz de deixar qualquer crooner morrendo de inveja.
Top 3:
Dig Lazarus Dig
Lie Down Here (And Be My Girl)
Midnight Man

4 - Fleet Foxes - Fleet Foxes
Belíssimos arranjos vocais e melodias tiradas de um mundo hippie. é Beach Boys com Simon e Garfunkel e Arcade Fire. Essa sim uma grande revelação de 2008.
Top 3:
White Winter Hymnal
Tiger Mountain Peasant Song
He Doesn't Know Why

5 - Accelerate - R.E.M.
Depois de álbuns valorizando as baladas, muito boas por sinal, a banda de Michael Stipe volta com um gás digno de iniciantes. Nos faz lembra do Monster, ou seja, mudou mas continuou sendo o essencial R.E.M. de sempre.
Top 3:
Supernatural Superserious
Living Well is the Best Revenge
Hollow Man