terça-feira, 3 de novembro de 2009

Chiaroscuro - Pitty


"What the fuck is this?"

Em seu terceiro álbum de estúdio, a bahiana Pitty busca referências inusitadas, mas o resultado segue a cartilha dos trabalhos anteriores. Arrisca um tango em “Água Contida”, com participação de Hique Gomez, do grupo Tangos e Tragédias; dá novos ares a tradicional dona de casa em “Desconstruindo Amélia” e resvala na jovem guarda e em grupos vocais femininos na grudenta “Me Adora”, mostrando que a pose de vedete pode ser mais interessante que o estereótipo de roqueira.

Os destaques ficam por conta de “Fracasso”, com seu refrão marcante, e da balada “Só Agora”, uma canção de ninar que inevitavelmente remete ao fato da cantora ter perdido um bebê no terceiro mês de gestação, antes da gravação de Chiaroscuro. Ainda sobra espaço para canções como “Sombra”, um quase trip-hop com possível inspiração na banda inglesa Portishead; os rocks medianos “8 ou 80”, “Medo” e “Todos Estão Mudos”; e as insossas “Trapézio” e “Rato na Roda”.

Apesar do saldo irregular, é perceptível em Chiaroscuro que, lentamente a cantora vai se despindo da carapuça de rockstar, o que nesse caso pode ser extremamente proveitoso. Só falta ela entender que não há necessidade de citar estrategicamente medalhões da literatura, ou algo que o valha, para legitimar suas referências cult.





Vídeo retirado do DVD Chiaroscope, lançado logo após o álbum.

Nenhum comentário: