sábado, 30 de janeiro de 2010

Top 10 - Discos Internacionais 2009

1 - Them Crooked Vultures - Them Crooked Vultures



Josh Home, Dave Grohl e John Paul Jones. Precisa dizer mais alguma coisa? Não tinha como dar errado. Rock'n Roll como há tempos não se via. Pesado, experimental e empolgante.

Top 3:

New Fang
Dead End Friends
Elephants



2 - Tonight: Franz Ferdinand - Franz Ferdinand



Vibrante, eletrônico, dançante, psicodélico e pop. Era improvável que depois dos dois ótimos e hypados primeiros álbuns o Franz Ferdinand ainda pudesse nos oferecer uma pérola como essa. Vai entender esse mundo da música...

Top 3:

Ulysses
Turn It On
No You Girls



3 - It's Blitz - Yeah Yeah Yeahs



O melhor disco da carreira deles, sintetizadores fazem as vezes das paredes de guitarras habituais. Belas baladas ao lado de batidões racha-assoalho. E claro, a voz marcante de Karen O.

Top 3:

Zero
Heads Will Roll
Dull Life



4 - Humbug - Arctic Monkeys



Muitos criticaram, esperavam todo aquele frescor cínico adolescente (e irresistível) dos discos anteriores, mas sem insistir na mesma tecla os Monkeys nos oferecem um álbum viajado e introspectivo, mantendo a qualidade.

Top 3:

Crying Lightning
Dangerous Animals
Cornerstone



5 - Backspacer - Pearl Jam



Sem se preocupar com o dilema do "amadurecimento", Eddie Veder e cia. mergulham de cabeça em um rock'n roll rápido, simples e vigoroso. E ainda sobra espaço para baladas que remetem a carreira solo de Veder.

Top 3:

Got Some
The Fixer
Just Breath



6 - Raditude - Weezer



Depois do irregular "Red Album", o Weezer aparece com aquela fórmula peculiar da banda: baladas perfeitamente pegajosas e radiofônicas ao lado de esquisitices e nerdices. Se você ouvir o disco inteiro e não ficar pelo menos uma semana cantarolando várias das faixas, se considere um herói.

Top 3:

(If You're Wondering If I Want You To) I Want You To
The Girl Got Hot
Put Me Back Together



7 - Together Through Life - Bob Dylan



Sim, Dylan continua lançando grandes discos. Aqui a voz, cada vez mais debilitada, é envolvida por arranjos mais crus , se comparados com os de Modern Times, mas ainda assim irresistíveis. Dylan é Dylan e ponto.

Top 3:

Beyond Here Lies Nothin'
Life Is Hard
If You Ever Go To Houston

8 - Black Gives Way To Blue - Alice In Chains



Eis que o ressurge o grunge. Com um vocalista competente, o AIC volta com um disco honesto, pesado e sem cheiro de naftalina. É para agradar velhos e novos grunges. Existem novos grunges? talvez não, mas agora em 2010 existirão, pode acreditar.

Top 3:

All Secrets Known
Check My Brain
A Looking In View


9 - Wolfgang Amadeus Phoenix - Phoenix


Minha resistência a esse disco foi considerável, mas é quase impossível passar pelas três primeiras faixas imune. O som e refinado mas dançante, para dançar com classe, sem suar.

Top 3:

Lisztomania
1901
Fences


10 - The Eternal - Sonic Youth


Acho que os pesadelos sonoros desses caras nunca vão parecer fora de contexto. Mesclando a fase mais experimental com a mais pop surge mais um álbum forte na carreira da banda.

Top 3:

Sacred Trickster
Anti-Orgasm
No Way

3 comentários:

Diego Assunção disse...

E o Black Eyed Peas?

Thaís Morrison, disse...

Nossa Eduardo, acho que nunca havia entrado em seu blog. Adorei, e era o que eu precisava para me empolgar mais com o roquenrol atual. Você pode ter salvado minha vida... dramatica e musicalmente falando. Voltarei sempre.

Eduardo Martinez disse...

hahaha, nossa, to mór feliz de ter salvado a vida de alguém. Vou tirar logo as teias de aranha do blog e voltar a postar.