segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Destaques do primeiro semestre de 2011 (Discos Nacionais)


Estamos avançando pelo segundo semestre. As tradicionais listas de melhores discos do ano ainda estão distantes, mas alguns já despontam como favoritos. Enquanto outros chegam sem muito impacto, mas quando nos damos conta já é o nosso favorito.

Segue uma lista com alguns discos nacionais que destaco (em uma próxima coluna teremos a lista dos internacionais). É importante citar que algumas novidades surgiram na última semana: o Vanguart liberou para audição via facebook seu novo trabalho, “Boa Parte De Mim Vai Embora”; Erasmo Carlos lançou seu novo disco, “Sexo”; e o CSS também liberou para audição seu terceiro álbum, “La Liberación”.

Vamos à lista:



Nó Na Orelha – Criolo: Recebido com certa comoção pela crítica, o disco tem colecionado resenhas positivas e muitos elogios às apresentações ao vivo. A sonoridade tem um pé fincado no rap, nem tanto pelas rimas (que convivem harmoniosamente com boas melodias), mas sim pela estética e crítica social. Além disso há pitadas de reggae, música africana e tantos outros ritmos. Tudo com timbres refinados e produção cuidadosa.


Ouça: Não Existe Amor Em SP





O Segundo Depois Do Silêncio - Los Porongas: Em seu segundo disco, a banda acreana se mostra muita mais segura e ousada. As letras, muito bem elaboradas saltam aos ouvidos, mas o som não fica atrás. A base é rock, mas com espaço para bons arranjos de metais, experimentalismos e belas melodias. O disco, no geral, é um tanto denso, o lado pop é um pouco tímido, mas o resultado é grandioso.


Ouça: Silêncio





Canções De Apartamento - Cícero Lins: Já lembrado aqui nessa coluna, Cícero Lins lançou um daqueles discos que chega sem muito alarde. As canções são sutis, mas com personalidade. Canções de Apartamento é o disco que o Marcelo Camelo deveria ter lançado ao invés do irregular “Toque Dela”.


Ouça: João e o Pé De Feijão





Mono Maçã - Lê Almeida: Lê Almeida é um músico carioca que já gravou dezenas de músicas no esquema mais caseiro possível. Seguindo a estética lo-fi, Mono Maçã tem 23 músicas, algumas não chegam a 1 minuto. As guitarras sujas envolvem melodias tão grudentas que é quase impossível não se pegar diversas vezes cantarolando um verso ou mesmo um riff.


Ouça: Transporpirações





O Direito De Ser Nada – Violins: O Violins é uma banda de Goiânia com bastante tempo de estrada. Nesse sexto disco eles ainda não conseguiram superar seu melhor trabalho, “Tribunal Surdo”, mas é superior ao disco do ano passado, “Greve Das Navalhas. O som está mais enxuto que no trabalho anterior, mas o talento para melodias grandiosas e angustiantes continua intacto.


Ouça: Rumo de Tudo



Segue uma pequena lista (mais uma) com mais disco nacionais já lançados esse ano:
  

A Maré Nenhuma - Nuda
Chico - Chico Buarque
Clímax - Marina Lima
Comic Sans - Driving Music
Doozicabraba e a Revolucao Silenciosa - Emicida
Eu Sou do Tempo Que a Gente Se Telefonava - Bluebell
Humanish - Humanish
Memórias Luso Africanas - Gui Amabis
O Destino Vestido de Noiva - Fábio Góes
Odiosa Natureza Humana - Matanza
Que Isso Fique Entre Nós - Pélico
Seiva - Rancore
Skylab X - Rogério Skylab
Sonhando Devagar - Kassin
Sou Suspeita Estou Sujeita Não Sou Santa - Anelis Assumpção
Stinkin Like a Brazilian - Rubinho Troll
The Baggios – The Baggios
Toque Dela - Marcelo Camelo
Tropical Splash - Copacabana Club
Um Futuro Inteiro - Bonifrate
Um Labirinto Em Cada Pé - Rômulo Fróes
Volume 3 - Mopho 

Nenhum comentário: