domingo, 28 de junho de 2009

Bye Bye Michael. Rest in Peace


Michael Jackson (1958 - 2009)

Outro fenômeno pop como esse, só daqui a uns 700 anos. Foi a primeira coisa que me ocorreu ao ver o tamanho da cobertura dos veículos de comunicação e a comoção geral com a morte de Michael Jackson.

É obvio que a maioria dos que o crucificavam vai dizer que era fã do cara, o mesmo anteriormente rotulado como “pedófilo bizarro”, afinal é pop, ou cool, ou hype, ou simplesmente “tá na moda” lamentar a morte de Jackson.

A cobertura midiática já está e vai continuar ao longo da próxima semana daquele jeito que já conhecemos. Esqueça das novidades sobre a gripe suína ou sobre a queda do diploma de jornalismo, Michael está fazendo moonwalk sobre os diplomas e os porcos.

Vão chover, ou melhor, já estão chovendo programas especiais, biografias, documentários, matérias especiais com pessoas que acompanharam a gravação do clipe de They Don’t Care About Us dizendo como o cantor era amável, Glória Maria dando depoimento de quando entrevistou o artista e coisas desse tipo. Ah, não poderia me esquecer das entrevistas com fãs fanáticos de Jackson e muitos, mas muitos imitadores fazendo passinhos e tudo mais, a maioria com aquele visual do chapeuzinho e a franja sobre um olho. Algumas informações acabam sendo interessantes, outras totalmente descartáveis.

Sim, fiquei chocado, para não dizer triste com a notícia da morte de Michael Jackson. Isso não quer dizer que não dei risada de várias piadinhas de mau gosto que já estão circulando por aí, destaque para o Rafinha Bastos: “Anjinhos: Ponham uma roupa... AGORA!!!”, hehe.

Sobre os problemas pessoais do rei do pop, creio que a questão das plásticas e do “branqueamento” não nos cabe qualquer tipo de julgamento, cada um faz o que bem entende com seu corpo. Quanto às acusações de pedofilia, sabemos que no primeiro processo houve um acordo e no segundo Michael foi inocentado por falta de provas. Justo? Não sei. Mas prefiro acreditar na decisão da justiça americana do que em “achologismos” de algum brasileiro cheio de preconceitos e pré-julgamentos do outro lado do continente. E outra, Michael Jackson não era meu amigo, admiro muito sua carreira, agora, se ele era uma boa pessoa ou se abusava de crianças não cabe a mim dizer.

Fica a lembrança de um excêntrico e talentosíssimo artista. Suas músicas e seus passos serão eternizados, assim como sua vida perturbada, mas daqui a alguns anos espero, muito, que lembrem de Michael Jackson como o cara que deu ao mundo Thriller, Beat It, Billie Jean e tantas outras pérolas que entraram rodopiando elegantemente no imaginário pop mundial.

Bye Bye Michael. Rest in Peace.


Obs: Agora o Justin Timberlake vai ter que se pintar de preto e alargar o nariz.


Beat It (live in Japan, 1987)




Give In To Me (parceria com o Slash. música muito boa e pouco lembrada)




Jackson 5 - I Want You Back

3 comentários:

Manu disse...

Como sempre um post excelente e conclusões que eu concordo em gênero e grau. Adooorei. Inclua na lista de sucessos Bad...Essa música e o clip dela são incríveis. Haja Justin para tanto Michael Jackson...o príncipe do pop vai ter que ralar muitooo.
Beijos

Lu disse...

Dudu,sempre acompanho seu blog e como a maioria dos internautas que navegam por blogs, acabo não comentando...mas desta vez não consegui não fazer diferente.
Parabéns, porque você não só detona na forma de escrever, mas também no jeito de registrar aquilo tudo que sabe com o que pensa a respeito.
Show!!!

Eduardo Martinez disse...

Obrigado pela visita meninas.